a @casa_laranja – segunda parte

a @casa_laranja – primeira parte
6 de agosto de 2018
a @casa_laranja – terceira parte
8 de agosto de 2018

o projeto da casa laranja, vista lateral esquerda

Segunda parte: Projeto

Conceito

Identificamos a partir do programa de necessidades que a @casa_laranja precisaria ter área aproximada de 100m², incluindo decks e sacadas. Pensaríamos em um projeto para um casal sem filhos que vivencia de forma especial as relações com os amigos, por isso teríamos uma área comum generosa. Vinicius e Simony optaram por apenas um quarto e posteriormente pretendem receber os amigos com conforto e privacidade em pequenas edículas ao redor da casa principal.

Sobre a implantação

A Serra Morena insere-se no bioma denominado campos rupestres. O vento no início da manhã e final da tarde são intensos e o sol incide diretamente ao longo de todo o dia. A vegetação se apresenta em poucas e pequenas arvores retorcidas e espécimes rasteiras, portanto trata-se de uma região pouco sombreada.

O projeto precisaria atender às demandas de conforto térmico no calor, face a incidência solar prolongada e pouca sombra, e ainda, no frio, em função dos fortes ventos que roubam o calor das paredes da casa. A solução foi direcionar a face principal da casa para nordeste, apenas os fundos da casa ficariam voltados para o sul.

Além disso, ao locar uma construção pré-fabricada é fundamental atender a condição de acesso: rampas, curvas, distância entre o equipamento de elevação e o ponto de implantação.


Precisávamos atender também o primeiro pedido do casal: privilegiar a vista da Serra Morena, o que determinou o local da implantação.

Local e direção decididas, partimos para a próxima etapa…

Da volumetria e área do projeto

A definição da área necessária e suficiente para a casa determinou a utilização de 2 containers tipo D40HC – container tipo dry, com 40 pés de comprimento (aproximadamente 12 metros) e altura de 2,90m (High Cube). Acrescida a área dos containers, uma cobertura de interligação de 1,20m de largura permitiram tirar o máximo proveito das estruturas dos containers sem confinar os ambientes a largura de 2,44m (largura dos containers). A interligação foi pensada dentro dos conceitos de construção seca, utilizando piso tipo madwall e telha termo acústica tipo telha-forro. A racionalidade da construção é item essencial e, portanto, foram observadas a modulação dos materiais e otimização de mão-de-obra.

Um bom estudo volumétrico garante harmonia de formas e interesse do olhar, então desalinhamos os containers e aproveitamos suas portas abertas para configurar belas sacadas. Para completar o movimento, acrescentamos um deck frontal e a grande marquise branca que repousa sobre a casa. Nada de desperdício de formas e espaços, a funcionalidade e a estética conversam e se completam – a simplicidade rege o projeto.

Nosso projeto ficou assim …

fachada lateral esquerda e frontal

fachada frontal e lateral direita

fachada lateral esquerda

 

fachada lateral direita

 

Continua na terceira parte: Projeto – divisões internas e materiais

2 Comentários

  1. Enius disse:

    Gosto muito desde tipo de projeto, vcs vão fazer o passo a passo da montagem e colocar no youtube?

    • Edificare disse:

      Ola Enius, fizemos a sequencia de sete postagens para contarmos toda a historia da construçao da @casa_laranja. Estamos com um video bem legal “no forno”, apenas aguardando imagens finais da casa com o paisagismo executado. Agradecemos o interesse. Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *