Falando sobre construções energeticamente autônomas e sua viabilidade

a @casa_laranja – sétima parte
16 de agosto de 2018

as placas

Em um pensamento eco eficiente é indispensável incluir nos projetos as fontes de energias alternativas ao uso dos combustíveis fósseis e minerais, uma vez que elas não têm as consequências indesejáveis inerentes a utilização destes, particularmente ao que se refere a emissão de dióxido de carbono e a exploração dos recursos naturais não renováveis. (Que os governantes nos ouçam!)

Energia fotovoltaica, eólica e hidráulica – Potencial Brasileiro

A geração de energia fotovoltaica há muito tempo é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta – O SOL.

É lógico pensar que um país iluminado – geograficamente situado entre a linha do equador e o tropico de capricórnio – tem grande potencial energético. Portanto, o Brasil possui um potencial gigantesco a ser aproveitado. O quanto nós em nosso dia-a-dia realmente percebemos esta viabilidade?

Da mesma forma podemos avaliar o potencial da energia eólica que utiliza o fluxo de ar captado pelas pás para, através da sua turbina, converter a energia mecânica em energia elétrica. Atualmente a geração da energia eólica para grandes usinas é uma realidade Brasileira. Por que vemos tão pouco sua utilização em projetos de construções residenciais e comerciais se, da mesma forma que o sol, temos vento em abundância em nosso país?

Ainda falando sobre transformação de energia mecânica em energia elétrica, identificamos também o potencial da energia hidroelétrica que no Brasil é nossa velha conhecida. Geralmente pensamos em hidroelétricas e seus grandes reservatórios, que muitas vezes se tornam polêmicos em função do impacto ambiental para sua construção.  Mas o que dizer sobre a energia hidroelétrica a fio d’agua? Esta é uma tecnologia muito viável, principalmente combinada a um sistema de geração de energia hibrido (fotovoltaica + eólica + hidroelétrica). Um curso d’água com alguma queda viabiliza o sistema que nas antigas fazendas era amplamente utilizado e agora, com o avanço das tecnologias, estão novamente ao alcance das nossas mãos.

Diante deste panorama de fartura energética vamos elaborando nossos projetos sustentáveis e eco eficientes para construções fora dos grandes centros urbanos.

Os sistemas de abastecimento e suas características

Geralmente as construções e instalações, sob o aspecto abastecimento energético, são conectadas as grandes redes do país.

A implantação da geração de energia própria pode ser feita consorciada a rede pública ou não em sistemas on-grid ou off-grid.

Os sistemas off-grid e as construções autônomas

Alguns fatores relevantes devem ser considerados na escolha do sistema de geração/abastecimento de energia para uma construção fora da área urbana:

. distância da construção até a rede pública;

. dificuldade para obtenção de extensão da rede pública;

. necessidade de mobilidade;

. prazos

Ao longo do processo de implantação da @casalaranja nos deparamos com quase todos dificultadores para implantação do abastecimento de energia elétrica. Desde a dificuldade de extensão de rede a prazos para instalação e ligação. A ideia de ter uma casa autônoma começou a fazer sentido para os proprietários.

Após muitos estudos – viabilidade técnica e financeira – a decisão foi tomada: implantar um sistema off-grid hibrido para geração de energia para a casa.

Sucesso total! Hoje a @casalaranja conta com 4000W/dia de potência instalada, em um sistema hibrido de geração fotovoltaica e eólica, predisposto para inclusão da geração hidroelétrica a fio d´água.

Um sistema hibrido e inteligente com monitoramento remoto determina o equilíbrio da alimentação das baterias alternando entre o fotovoltaico e o eólico.

 

Hoje situações interessantes são vivenciadas, como observar o aumento da velocidade de rotação das pás do sistema eólico quando o sol começa a se por. Agora as forças da natureza são percebidas – sol, luz, calor, velocidade do vento…

A Edificare e a implantação de sistemas autônomos

Para atender a demandas como da @casalaranja – construções residenciais e comerciais que procuram por autonomia, custo e sustentabilidade – a Edificare Soluções Sustentáveis agregou ao seu portfólio o serviço de Implantação de Sistemas Autônomos Eco Eficientes. Estamos aptos a elaborar projetos, implantar sistemas e fornecer consultorias.

E vamos aos registros…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 Comentários

  1. Eliphas Mattos da Silva disse:

    Magnífico o trabalho de vocês Parabéns! É tudo o que a nossa arquitetura está pedindo para a nossa realidade de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *