Portos do Mundo

A Edificare na Morarmais BH edição 2017
10 de outubro de 2017

Seguindo a filosofia do movimento upcycling, que propõe dar novos significados a materiais e objetos usados, a Edificare Soluções Sustentáveis desenhou uma linha de móveis que reutiliza recortes das chapas dos containers marítimos, resíduos da customização dos containers.

A super-reciclagem agrega valor aos materiais que representariam um impacto econômico e ambientalmente negativo.

O design inspirado nas grandes caixas de aço utiliza aço corten e aço carbono na configuração dos móveis que recebem tratamento anti-corrosivo e pintura automotiva resultando em um produto resistente e moderno em sintonia com o pensamento das novas gerações atentas ao desenvolvimento sustentável.

Nossos móveis são fabricados com estrutura e portas de aço carbono os fechamentos são feitos de chapas reaproveitadas de containers navais, as trancas são de aço galvanizado. Todos recebem pintura com tinta esmalte sintetico automotivo e acabamento fosco.

A coleção Portos do Mundo homenageia os principais portos de movimentação de containers espalhados pelo planeta através das cores e coordenadas geodésicas impressas nos móveis.

Amarelo Zeebrugge

O porto de Zeebrugge localizado em Bruges na Belgica é um dos portos de containers mais modernos da Europa, as embarcações tem acesso ao porto através de eclusas e ancoradouros.

Coordenadas de Zeebrugge : 51°20′ 18″N, 3° 12’9” E

Laranja Dublin

O porto de Dublin é o maior porto marítimo da Irlanda, apesar de estar situado no rio Liggey. Tem importância histórica e contemporânea, bem como econômica. Aproximadamente dois terços do tráfego portuário da Irlanda acontecem no Porto de Dublin.

Coordenadas de Dublin: 53°21’4″N, 6°12’53″O

Azul Roterdã

O porto de Roterdã é o maior porto marítimo da Europa. Está localizado na cidade de Roterdã, na Holanda do Sul, nos Países Baixos. De 1962 até 2004, foi o porto mais ativo do mundo, entretanto atualmente, foi ultrapassado por portos asiáticos como os de Singapura e de Xangai. O porto tem uma profundidade de 24 metros, tornando-se, juntamente com o Terminal de Ponta da Madeira, no estado do Maranhão, no Brasil, um dos dois únicos locais disponíveis para a amarração do maior navio graneleiro de minério de ferro do mundo, o BergeStahl. O calado do navio é de 23 metros e deixa apenas um metro de folga entre a quilha do navio e o fundo do canal. A profundidade de 24 metros só ocorre em uma “janela” de tempo restrita da maré cheia, deixando pouco tempo para manobrar e atracar o navio.

Coordenadas de Roterdã: 51o 55′ 20”N, 4o 28′ 4”E

Vermelho Hamburgo

O porto de Hamburgo, segundo maior da Europa, fica localizado no Rio Elba, a 100km da foz do Mar do Norte. Em relação a movimentação de containers, o Porto de Hamburgo é o terceiro mais movimentado da Europa e um dos 15 maiores do mundo. Após serem desembarcadas em Hamburgo, mercadorias são distribuiídas, especialmente por meio do modal ferroviário, para diversas regiões da Europa.

Coordenadas de Hamburgo: 53°30’24″N, 9°57’57″E

Verde Santos

O Porto de Santos, localizado nos municípios de Santos e Guarujá, no estado de São Paulo, é o principal porto brasileiro. A área de influência econômica do porto concentra mais de 50% do produto interno bruto do país e abrange principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em 2007, o Porto de Santos foi considerado o 39ª maior do mundo por movimentação de contêineres pela publicação britânica Container Management, sendo o mais movimentado da América Latina.

Coordenadas de Santos: 23° 57’ 47” S, 46° 17’ 20”W

Branco Singapura

O Porto de Singapura é o segundo mais movimentado do mundo em termos de tonelagem total de transporte com quase 31 milhões de contêineres movimentados ao ano. É responsável pela atracação de um quinto dos trans-navios de contêineres do mundo. A pequena cidade estado mantém o seu porto sempre na vanguarda da tecnologia e, assim, conserva a reputação como o mais importante ponto de transbordo de mercadorias entre a Europa e o Sudeste Asiático. Desenvolveu-se em função da necessidade econômica de intensa em Singapura com poucos recursos naturais em uma extensão de terra mínima. Pelo porto, Singapura recebe todas as matérias primas para a produção industrial.

Coordenadas de Singapura: 1°16’48”N, 103° 47’57”E

Preto Alexandria

O porto de Alexandria, no Egito, está localizado no delta do rio Nilo, entre o lago Mariotis e o Mar Mediterraneo foi o principal centro comercial da Antiguidade. Foi construído com um imponente quebra-mar que chegava até a ilha de Faros, onde foi erguido o famoso Farol de Alexandria, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

O porto continua em evidencia uma vez que é responsável por 60% do comercio do Egito.

Coordenadas de Alexandria: 31°10’53”N, 29°52’51”E

Cinza Los Angeles

O porto de Los Angeles fica na baía de São Pedro, a 30 km de Los Angeles, e bem na fronteira com o porto de Long Beach. É o porto com maior movimentação de contêiners dos Estados Unidos. Possui seu próprio departamento de polícia independente, a Polícia do Porto de Los Angeles, com as principais finalidades de combater o contrabando, o terrorismo e o tráfico de drogas.

Coordenadas de Los Angeles: 33°44 24”N, 118°15’36”O

Conheça as cores:

1. Amarelo Zeebrugge

2. Laranja Dublin

3. Azul Roterdã

4. Vermelho Hamburgo

5. Verde Santos

6. Branco Singapura

7. Preto Alexandria

8. Cinza Los Angeles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *